Tuesday, December 11, 2012

Origem e importância

Desde dos primórdios da humanidade o homem tem, muitas vezes, tomado notas de coisas e pessoas, não somente com o fim de acumular números, mas também visando utilizar os dados do passado para a resolução de problemas do presente. Todavia, somente no fim do século XIX e início do século XX, com a aplicação das probabilidades aos problemas sobre a interpretação dos dados, os números passaram a ser utilizados tanto para resolver os problemas do presente quanto prever os acontecimentos futuros.

A etimologia da palavra, do latim status (estado), usada aqui para designar a recolha e a apresentação de dados quantitativos de interesse do Estado, bem reflecte essa origem. Entretanto, a mera recolha de dados assim apresentados está longe de ser o que entendemos, hoje, por Estatística. Na verdade, sua feição essencial é a de ser um conjunto de métodos (métodos estatísticos), especialmente apropriado, no dizer de George Udny Yule (1871 – 1951), ao tratamento de dados numéricos afectados por uma multiplicidade de causas. Esses métodos fazem uso da Matemática, particularmente do cálculo de probabilidades, na recolhta, apresentação, análise e interpretação de dados quantitativos.

O seu ensino remonta o século XVII d.C, e visava descrever as populações e as riquezas do estado. Ainda neste século, ocorreu a expansão da ciência em áreas como saúde pública, educação , transporte, indústria, comércio e densidade demográfica.

No decorrer da sua utilização vários estudiosos vêm contribuindo para o seu desenvolvimento como ciência, como Francis Galton (1822-1911) que apresentou as noções de regressão e correlação; Karl Pearson (1857-1936) que apresentou seus famosos coeficientes, hoje chamados de coeficientes de Pearson; e Fisher que apresentou estudos sobre inferência estatística, dentre outros. Porém, o grande avanço mesmo da ciência foi por volta de 1940, quando o tratamento dos dados deixou de ser manual para ser computadorizado e, com isso, a realização de procedimentos estatísticos que, geralmente eram de alto custo do ponto de vista humano, passaram a ser dinamizados pela aplicação da informática no tratamento dos dados.

A importância da estatística reside no esforço do homem para melhor compreender o mundo, tanto do ponto de vista físico como social.

No comments: