Friday, December 28, 2012

Caros Estudantes, vos reemcaminho aos links abaixo indicado para que cada grupo começe a preparar o trabalho final.


http://homepage.ufp.pt/cmanso/ALEA/Dossier11.pdf

A leituras destes documentos vai permitir um melhor conhecimento de como preparar um trabalho que implica estudos de sondagem.



Natureza dos ESTUDOS de MERCADO


A NATUREZA de um ESTUDO de MERCADO está relacionada com o CONTEÚDO DA INFORMAÇÂO pretendida, assim: 
 
De NATUREZA correlacionada com a  Compreensão – O Estudo responderá a perguntas do tipo: Porquê? Motivações? Atitudes? Comportamentos?

De NATUREZA  Factual – O Estudo responderá a perguntas do tipo: Quem? O quê? Quando? Como? Onde?

Deste modo diz-se que ESTUDOS de MERCADO com NATUREZAS correlacionadas com a Compreensão, sofrerão uma  ANÁLISE QUALITATIVA, enquanto estudos de NATUREZA Factual, sofrerão ANÁLISES com um carácter mais QUANTITATIVO.


Definição do Problema e dos Objectivos do Estudo a realizar.



É necessária uma boa definição do problema, sendo que o problema deve ser especificado ao pormenor.
 
Partindo da definição do problema delineiam-se os objectivos para o ESTUDO de MERCADO, de modo a que se consiga:

- Elementos exploratórios sobre o problema;
- Descrever todas as necessidades identificadas;
- Identificar relações de causa-efeito;

Isto é, a falta, ou ausência de informação está sempre na base do problema que o envestigador enfrenta, e constituirá, simultaneamente, a razão de ser do estudo pretendido e, em consequência, os seus objectivos.


No comments: