Caros Estudantes, vos reemcaminho aos links abaixo indicado para que cada grupo começe a preparar o trabalho final.
http://homepage.ufp.pt/cmanso/ALEA/Dossier11.pdf
A leituras destes documentos vai permitir um melhor conhecimento de como preparar um trabalho que implica estudos de sondagem.
Natureza dos ESTUDOS de MERCADO
A NATUREZA de um ESTUDO de MERCADO está relacionada com o CONTEÚDO DA INFORMAÇÂO pretendida, assim:
De NATUREZA correlacionada com a Compreensão – O Estudo responderá a perguntas do tipo: Porquê? Motivações? Atitudes? Comportamentos?
De NATUREZA Factual – O Estudo responderá a perguntas do tipo: Quem? O quê? Quando? Como? Onde?
Deste modo diz-se que ESTUDOS de MERCADO com NATUREZAS correlacionadas com a Compreensão, sofrerão uma ANÁLISE QUALITATIVA, enquanto estudos de NATUREZA Factual, sofrerão ANÁLISES com um carácter mais QUANTITATIVO.
Definição do Problema e dos Objectivos do Estudo a realizar.
É necessária uma boa definição do problema, sendo que o problema deve ser especificado ao pormenor.
Partindo da definição do problema delineiam-se os objectivos para o ESTUDO de MERCADO, de modo a que se consiga:
- Elementos exploratórios sobre o problema;
- Descrever todas as necessidades identificadas;
- Identificar relações de causa-efeito;
Isto é, a falta, ou ausência de informação está sempre na base do problema que o envestigador enfrenta, e constituirá, simultaneamente, a razão de ser do estudo pretendido e, em consequência, os seus objectivos.
No comments:
Post a Comment